Seguidores

segunda-feira, 28 de março de 2011

Juros Compostos: taxa efetiva com a HP-12C e o EXCEL

Antes do início desta postagem, recomendo o eBook (vendido na Amazon) "Funções do Excel Aplicadas à Matemática Financeira - VOLUME I". Traz 70 (SETENTA) exercícios resolvidos e comentados. Tem dois capítulos especiais, exclusivamente elaborados para você aprender, de uma vez por todas, os conceitos e as diferenças envolvendo as taxas nominal, efetiva, equivalente e proporcional. Se você trabalha no setor bancário ou nos diversos setores financeiros das empresas, por exemplo, trata-se de um material de apoio indispensável. Aproveite a oportunidade, o preço está muito convidativo.




Quando a frequência de capitalização de uma operação representar uma fração da frequência de capitalização da taxa nominal (ao ano) declarada, circunstância bem comum no mercado de crédito, faz-se indispensável apurar a taxa efetiva em juros compostos - sempre.

Lembre-se: em juros simples, onde prevalece a abordagem linear de cálculo, a taxa nominal é sempre igual à taxa efetiva.

A figura 1 apresenta o procedimento padrão de cálculo da taxa efetiva em juros compostos com a HP-12C.

Figura 1

Os exercícios a seguir demonstram a lógica da taxa efetiva a partir de dois exemplos. Sobre o segundo exemplo: após encontrar a resposta da questão, "letra a", não apague os registradores, continue com o procedimento exatamente como indicada a resolução com a HP-12C. 

 Exercício 1 / Resolução com a HP-12C

Exercício 1 / Resolução com o EXCEL


Exercício 2 / Resolução com a HP-12C

Exercício 2 / Resolução com o EXCEL



Fonte das questões:



Exercícios de outros autores:

























Calcular a taxa efetiva com a HP-12C ou com o Excel não é difícil!


Prof. Adail Marcos

Voltar para "Matemática Financeira"

2 comentários:

Unknown disse...

Olá, esse blog me ajuda bastante. Estou me preparando para a certificação CEA, e não sabia nem como calcula FV na hp 12-c. Aprendendo muito aqui, agradecido pelo material!

Paulo disse...

Simplesmente fantástico! Muito obrigado, por compartilhar seus conhecimentos.

Postar um comentário